Música de Vó


“Chega pra cá, vem ouvir mais de perto
a banda Vó Ruth num papo sincero
diretamente da Baixada Fluminense.”
(Versos de Pipa e Violão)

A galera da Vó Ruth faz uma baita de uma mistura. É reggae. É pop-rock. É hardcore. Tudo isso para chegar num ritmo que eles dizem ser invenção própria: o Baixada Rock Reggae. Baixada, porque é lá que a banda surgiu. E rock reggae, bom, aí o nome já diz. E as músicas também. Nessa miscelânea, a trupe do vocalista Zé Mambaia mostra um som novo. Se não fosse a levada de rock, eles poderiam passar despercebidos como cover do Natiruts. Se não fosse a pitada de reggae, dava até para dizer que seria mais um NxZero da vida.

Nas melodias, que podem ser baixadas gratuitamente no site da banda, dá para notar tanto uma pegada mais pesada, quanto batidas mais suaves. As letras também intercalam crítica e diversão, tudo em um tom engraçado e descontraído. Enquanto umas falam de sol e mar, as outras fazem reivindicações. Afinal, eles querem fazer cultura e vão se acostumar a serem diferentes, tudo isso dito assim como se fosse rap. É, mais um ritmo apropriado pela Vó Ruth.

Parece arriscado misturar tanto. Mas não é que a música dos caras cola na cabeça? Tanto que na comunidade do Orkut já são cerca de 2.397 membros. Além disso, eles já abriram show para gente grande, como Marcello D2 e detonautas. Eu confesso, por esses dias, enquanto ouvia o som direto no mp3, me peguei cantando o “tudo bem, a gente não incomoda ninguém” da mais nova canção Preta Loira, que ganhou até versão em espanhol.

Vó de quem?

Antes de ser a Vó Ruth de hoje, a banda tocava rock e tinha letras cômicas, o que já era de se esperar para um grupo chamado Los Cocôs Parrudos. Em 2001, os meninos resolveram homenagear sua fã nº 1, a vovó do Zé, falecida naquele ano. A partir daí, a coisa ficou séria. Eles entraram de cabeça no projeto, buscando um som mais bacana. Atualmente, a formação da trupe conta com Diego Ratto, no baixo, Guto Perereca, na guitarra, e Fernando Jack, na bateria.

1 comentários:

Cássia disse...

Pooooxa, que legal a ideia de vcs! Gostei muito! :]

Postar um comentário